nike air max new
custom jerseys basketball
custom baseball jerseys
best couples sex toys
nike air max 90 womens
adidas yeezy foam runner
best jordan 1
custom jersey maker
volleyball jerseys
adidas white shoes
best jordan 1 colorways
nike air max plus
mens nike air jordan
adult sex toys
custom basketball jersey
Nesse conteúdo iremos mostrar como um corpo inflamado se comunica com sinais e quais as mudanças necessárias para mudar esse quadro.
O que é a inflamação?
Todo o corpo passa por momentos de inflamação. É um mecanismo de autodefesa natural do nosso organismo.
Porém existem dois tipos de inflamação:
A inflamação aguda ocorre quando a resposta imunológica do corpo entra em ação para combater uma infecção. Ela é localizada, de curto prazo e parte de um sistema imunológico saudável.
Por outro lado, a inflamação crônica subclínica acontece quando o sistema imunológico não desliga por algum motivo e, consequentemente, começa a queimar fora de controle, como um incêndio que não pode ser apagado facilmente. Esse processo se extingue em dias ou meses e costuma ser mais ou menos localizado.
O surgimento da inflamação.
Embora seja um tanto difícil detectar o “fogo silencioso” da inflamação crônica, o corpo oferece uma série de pistas se você prestar atenção.
O excesso de inflamação no corpo pode causar ganho de peso, principalmente na barriga, energia baixa, uma névoa mental, e um sentimento geral de indiferença.
Também pode causar fadiga, problemas digestivos, depressão, problemas de sono e dores e incômodos aleatórios.
Uma forma de detectar a inflamação crônica é por meio de um exame de sangue para verificar a presença de proteína C reativa.
Se seus níveis de proteína C reativa forem registrados, você terá alguma inflamação para combater.
Depois que a inflamação crônica é diagnosticada, o primeiro passo é adotar um estilo de vida anti-inflamatório, cujo principal componente é a dieta.
Uma dieta anti-inflamatória se baseia amplamente em vegetais. O trato digestivo é o principal alvo dos esforços anti-inflamatórios, já que 80% do sistema imunológico está localizado no intestino e os micróbios intestinais podem causar inflamação.
Há diversos alimentos considerados inflamatórios. São alimentos que causam uma reação em nosso organismo, piorando sintomas de inflamação e potencializando doenças.
Identificar os sintomas causados por esses alimentos e os maus hábitos no estilo de vida é uma parte importante para a melhoria da qualidade de vida. E também é fundamental evitá-los. Mas há também outras medidas a serem tomadas, tais como:
*A adoção de um ritual relaxante pré-sono;
*Aprender a respirar profundamente durante os períodos de estresse;
*Se exercitar mais;
*Reduzir a ingestão de cafeína e álcool.
Com tais atitudes, você pode diminuir a inflamação crônica subclínica e melhorar sua qualidade de vida, além de reduzir as chances do surgimento de alguma doença.
7 Sinais que seu corpo está inflamado:-
*1 Condições da Pele: surgimento de acne, pele mais oleosa e dermatites. O excesso de oleosidade, surgimento de espinhas e até olheiras, podem ser sintomas de desequilíbrio hormonal. Entretanto, quando essa alteração ocorre de forma brusca, pode indicar que a pessoa está mantendo uma alimentação inadequada.
*2 Sensação de inchaço. Alimentos que costumam estar presentes em uma dieta inflamatória, causam o inchaço no organismo.
*3 Intestino desregulado. O intestino possui função importante no corpo, sendo responsável pela absorção de nutrientes e eliminação de resíduos. O processo inflamatório acaba por desregular a atividade do intestino, aumentando assim as chances de absorção de toxinas e a não eliminação de resíduos desnecessários, alterando também o sistema imunológico.
*4 Insônia e estresse
*5 Fadiga (oscilação de energia). Sentir cansaço em grande parte do dia é um sinal de alerta que indica que há algo errado com seu corpo.
*6 Dores, principalmente de cabeça e articulações são sinais que o corpo está inflamado.
*7 Doenças autoimunes.
Alimentos que causam a inflamação
Açúcar refinado: este passa pelo o processo químico e físico para o refinamento, esse processo industrial o torna nocivo à saúde pois aumenta os picos de glicemia sanguínea, recrutamento constante da insulina. Presente nos alimentos como refrigerantes, chocolates, sucos e doces de forma geral. É válido lembrar que os adoçantes artificiais como aspartame, ciclamato de sódio, sacarina e sucralose, são feitos a partir de substâncias químicas, trazendo também efeitos nocivos.
Gordura trans e óleos vegetais processados: Óleos hidrogenados passam pelo processo de hidrogenação mudando assim à gordura e trazendo efeitos maléficos à saúde. Incluem batatas fritas e fast-foods fritos, pipoca de micro-ondas e a grande maioria dos
produtos industrializados, como bolos, biscoitos,
salgadinhos, macarrão instantâneo, sorvetes etc.
Alimentos processados: salsichas, salames, carne embaladas, temperos prontos, são alimentos que foram salgados, curados, fermentados ou defumados para fins de sabor ou preservação. Estes também causam inflamação no organismo.
Carboidratos refinados: sem nutrientes e sem fibras. Sendo principalmente produtos de farinha branca, como pães, bolos, biscoitos, pizza, macarrão, massas entre outros.
Alimentos com efeito de desintoxicar.
São eles:
Cúrcuma: rica em flavonóides especiais. A cúrcuma possui várias ações terapêuticas, dentre elas a atividade anti-inflamatória, comprovadas pela presença de curcuminoides, como, por exemplo, a curcumina. Estudos científicos comprovam que a curcumina oferece muitos benefícios à saúde.
Ômega 3: Alimentos fonte de ômega 3 tem efeito anti inflamatório, são ácidos graxos essenciais, indispensáveis para o bom funcionamento do corpo e devem ser obtidos através da alimentação ou suplementação. Fonte ricas de ômega 3 são: os peixes de água gelada, gorduroso, como o salmão selvagem, sardinha, atum, arenque, cavalinha.
Vegetais: Uma alimentação colorida, variedade, com boas fontes de proteínas e boas gorduras traz os benefícios de muitos compostos anti-inflamatórios. Os pigmentos naturais que dão cor aos alimentos possuem benefícios à saúde, como licopeno, antocianinas, clorofila e carotenóides. Os morangos, mirtilos, tomate orgânico, amora e framboesa são alguns exemplos.
Óleos saudáveis: O azeite extravirgem, açaí, e abacate são fontes de óleos bons que possuem substâncias antioxidantes reduzindo assim a inflamação.
Portanto, antes mesmo de ter uma inflamação crônica, adote um estilo de vida mais saudável, que será bom também para uma longevidade saudável ao seu corpo.
Citações nesse conteúdo:
https://www.scielo.br/j/abem/a/dbcRC5BMRDdfBJmMc6LvB6G/?lang=pt